Como calcular o valor da sua marca

Como calcular o valor da sua marca

Quanto vale hoje a sua empresa? Você sabia que a marca faz parte deste valor?

Saiba que caso você precise desfazer uma sociedade, vender ou atrair investidores você precisará saber responder prontamente a esta pergunta. E não é só isso: para poder elaborar estratégias que sejam positivas para a sua empresa é necessário saber qual é o reconhecimento que as pessoas têm da sua marca.

VALUATION

Para definir o valor de uma marca você vai precisar saber muito bem a força dessa marca no mercado. Deverá conhecer também o perfil do negócio.

O termo em inglês VALUATION pode ser interpretado como uma abreviação para “avaliação de empresas”.  Dentro desta metodologia há diversas técnicas que irão avaliar o valor de uma marca, ação, empresa, companhia.  O valuation não é uma fórmula apenas matemática, porque ele envolve diversos fatores que variam de acordo com cada mercado investidor. Praticamente se trata de um processo de estimar o valor de um negócio levando em considerações estimativas que não necessariamente serão propriamente cumpridas.

ITENS ANALISADOS NO VALUATION DA MARCA

  • Quais são seus valores em rendimento propriamente ditos;
  • Quais são os atributos da marca;
  • Qual a missão da empresa, sua promessa de impacto no mercado.

A SUA EMPRESA É VISTA DE FORMA POSITIVA NO MERCADO?

Foi-se o tempo em que somente a parte física das empresas era avaliada conforme o seu porte, hoje, entram na avaliação todos os pontos que geram impacto no mercado por esta marca. Ela é bem vista por seus clientes? O público que ela atende é um público significativo que gera resultados de faturamento pertinentes ao mercado? Estas são respostas que serão muito importantes para calcular o valor da marca no valuation!

E qual é o estilo e o conceito desta marca?

Não há como traçar uma linha entre empresas que só oferecem produtos daquelas que tem valor embutido na marca.
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ATRIBUTOS ANALISADOS NA MARCA

Checklist

Benefícios dados aos clientes que procuram a marca;

  1. Personalidade da empresa expressada no mercado: quais são os atos e atitudes desta empresa;
  2. Indicativos da responsabilidade, transparência, agilidade, comprometimento;
  3. Cultura e valores que a marca representa: Se são conservadores, arrojados, irreverentes, etc.;
  4. Qual é o planejamento estratégico dessa empresa e como este planejamento impactará o futuro desta marca? (Estes são pontos levados em consideração dentro da marca e no momento da sua avaliação serão observados com cautela com toda a certeza);
  5. Se existem marcas registradas por essa empresa;
  6. Qual o impacto que o nome desta marca gera;
  7. É analisado se há formulações exclusivas da marca ou receitas de produtos;
  8. O material de marketing utilizado pela empresa;
  9. Sites e URLs da marca;
  10. Solidez no mercado;
  11. Embalagem apresentada;
  12. Posicionamento de mercado.

ATENÇÃO:

  • Os Atributos, benefícios, a personalidade, a cultura e os valores em uma marca também são traduzidos nas cores, formas, fontes, elementos, símbolos, ícones e suas formas de aplicações. Tudo isso está ligado ao valor da marca e como este conjunto se define no mercado e como é visto nas experiências como um todo.

Estipular o valor de uma marca tem alta complexidade porque muitos elementos podem estar presentes na hora da avaliação. Mas isso pode trazer muitos benefícios (com exceção de que se trate do desligamento de um sócio, por exemplo).

VANTAGENS AO CONCLUIR O VALUATION

Com o valuation concluído você poderá identificar pontos importantes para formular estratégias que aumentem ainda mais o seu poder de mercado e faturamento, como por exemplo:

  • Quais são as características que mais identificam a sua marca;
  • O que faz com que sua empresa venha a ter um valor menor do que você deseja;
  • Não precisará fazer um investimento no “escuro” pois poderá projetar através dos resultados obtidos o quando é necessário para ser investido na marca;
  • Você poderá estimar o crescimento da sua marca ao longo dos anos.
FERRAMENTAS PARA MEDIR O VALOR DA SUA MARCA

As ferramentas utilizadas para avaliar a marca dependem do profissional que fará esta avaliação, pois é ele quem vai determinar através de interpretação qual é o melhor método de avaliação para o seu negócio.

Um dos primeiros pontos levados em consideração é se a empresa é capaz de gerar fluxo de renda para o caixa futuro. Se sim, isso indica que a marca tem valor de mercado.

A potência da estimativa de gerar rendimentos também é um item muito importante na análise de valor da marca.

De acordo com a pesquisa de Francesca Bulgarelli, chamada “Methods of Brand Valuation” da escola de altos estudos comerciais de Paris, França:

“Mensurar valor de marca é essencial para construir a força da marca, pois garante que os recursos fossem destinados apropriadamente para obter os maiores valores”.

Eis aqui alguns métodos conforme a pesquisa de Francesca:

  1. SUBSTITUIÇÃO DE CUSTO

Aqui o valor é calculado dividindo o custo de lançar uma nova marca pela probabilidade de sucesso dela. Neste método se considera os gastos e os investimentos necessários a fim de trocar a marca atual por outra nova que tenha a mesma utilidade.

  1. COMPARAÇÃO DE VENDA

É realizado um comparativo que envolva marcas similares, que pertençam ao mesmo nicho de mercado, a mesma indústria e se refere a múltiplos fatores comparáveis. Compara-se neste caso as vendas realizadas por empresas similares que pertençam ao mesmo porte e as aquisições desse tipo de empresa também.

Francesca Bulgarelli diz que em muitos casos o preço a ser pago por uma marca similar pode ter considerado a situação atual do interessado naquela compra e os objetivos que ele tinha na compra da marca e por isso, nesse caso, o comparativo de venda não é aplicável.

  1. FLUXO DE CAIXA ESPECÍFICO
fluxo de caixa

Este método pode ser realizado nestes 10 passos:

  1. A marca é dividida em unidades estratégicas;
  2. Após isso se utiliza o plano de negócios e se define o EVA:
    O valor econômico é também chamado de EVA e sua função é medir o desempenho financeiro da empresa. Esse desempenho é percebido na riqueza que ela criou de forma efetiva, isso será calculado após deduzir o capital investido do seu lucro operacional. É definido através de um cálculo o valor econômico adicionado, assim poderá prever os lucros;
  1. Deduza do EVA as contribuições que vem dos ativos intangíveis que podem ser diretamente avaliáveis. Caso você não saiba, os ativos intangíveis são bens que a empresa possui, mas não existem fisicamente. Por exemplo, um software, uma carteira de clientes;
  2. Separe um valor para a marca e também para outras situações do seu negócio que sejam intangíveis (para sua carteira de clientes, para sua rede softwares, tudo que não seja físico, mas que exista no negócio e seja importante manter na operação);
  3. Caso seja necessário, procure a ajuda de um especialista para te orientar ou até mesmo para que ele possa aplicar métodos adequados para a avaliação. Importante: busque acompanhar o processo ao máximo, afinal de contas estamos falando da avaliação de valor da sua marca;
  4. Não se esqueça de que o excesso de lucro pode gerar tributo da marca em cada gerador de renda e de que isso é anual, então faça o cálculo desse excesso;
  5. Avalie os riscos: use uma abordagem estratégica e investigativa em sua empresa antes de tomar decisões. Analise o crescimento do mercado onde sua empresa está inserida, busque saber quais são as expectativas a longo prazo para a sua marca, como está o comportamento da sua concorrência. Veja se há possibilidade de flexibilização de preços e como sua marca poderá sofrer inovações ao longo do tempo;
  6. Depois de analisar os riscos, você deve definir os descontos que são possíveis;
  7. Quando calcular os descontos lembre-se também de descontar do lucro que será gerado pela sua marca e tenha atenção aos pontos sensíveis: é importante criar listas e acompanha-las com cautela;
  8. Confronte os resultados obtidos com outros métodos também. Isso garantirá a você uma assertividade maior.

Achou complicado? Apesar de ser possível você efetuar estes processos pode ser indicado que você consulte um especialista.  De qualquer forma, ter este conhecimento será muito válido até mesmo para a contratação do profissional.

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