Como fazer Linkbuilding de forma eficaz?
O que é construção de links?
A criação de links ou link building é uma das técnicas mais utilizadas pelos profissionais de SEO para melhorar o posicionamento na web, seja através de uma agencia de link Building ou por conta propria. É um conjunto de ações dentro do SEO off-page que tem como objetivo buscar ou incentivar ativamente domínios ou páginas a incluir links para o site de destino para melhorar significativamente sua autoridade.
Em outras palavras e de forma mais resumida, o link building é uma técnica projetada para obter backlinks de sites de terceiros para aumentar a autoridade de um domínio ou página da web. Você pode comprar backlinks ou aplicar uma estratégia por conta própria.
Passos a seguir em uma estratégia de link building
Antes de realizar o link building é aconselhável seguir uma estratégia, pois não pode ser feito de forma alguma. Na verdade, lançar uma campanha de link building sem um sistema pré-definido pode se tornar uma perda de tempo e, no pior dos casos, pode levar a uma penalização do Google. Por isso, nos parágrafos seguintes do artigo vamos estabelecer uma série de passos ou etapas que devem ser seguidas para definir corretamente uma estratégia eficaz de link building.
1. Realizar uma auditoria dos links atuais, ou seja, detectar quais links em nosso domínio devem ser incentivados e quais estão nos impactando negativamente para tomar medidas e poder eliminá-los.
2. Estude a concorrência. Neste ponto nos referimos ao número de backlinks que os concorrentes possuem e se são de qualidade (site de origem, autoridade de domínio, taxa de spam…), bem como a visibilidade do site (palavras-chave para as quais se posicionam, valor autoridade da web, conteúdos da página, etc.).
3. Estude a situação atual da empresa na qual deseja aplicar o link building . Ou seja, os recursos financeiros, humanos e tecnológicos, bem como os principais associados da empresa, pois será necessário determinar a melhor tática a ser utilizada nessa estratégia.
4. Defina os objetivos fora da página vinculados ao link building, ou seja, estabeleça o que você deseja alcançar aplicando essa estratégia. Por exemplo, poderíamos estabelecer uma meta definindo que queremos atingir um DA de 60 em 100.
5. Crie um plano de ação para realizar todas as táticas de link building de forma organizada.
Para realizar uma estratégia eficaz de link building é necessário seguir uma série de passos.
Como obter links?
Feito o plano de ação, será necessário colocar em prática todas as táticas necessárias para executar uma estratégia de link building adequada. São muitas as ações que podem ser realizadas, no entanto, acreditamos que as mais importantes e que muito ajudarão a melhorar a autoridade do seu domínio ou página web são as seguintes:
1. Links nas redes sociais
Sem dúvida, as plataformas sociais se tornaram uma ferramenta estritamente necessária para todas as empresas que desejam se posicionar no mundo digital, pois permitem melhorar a visibilidade, o engajamento e a fidelização e aquisição de clientes. O objetivo dessa tática é obter links de entrada de plataformas de mídia social, distribuindo conteúdo gerado pela web. Por exemplo, se criamos um artigo interessante na web e pode agregar valor ao usuário, seria interessante para nós compartilhar esse conteúdo através das mídias sociais da marca.
2. Guest blogging ou guest blogging
Essa técnica é uma das mais conhecidas dentro de uma estratégia de link building. Consiste em convidar um autor de outro portal ou blog para gerar conteúdo a fim de obter artigos e links de qualidade. É um facto que, se conseguires trabalhar como autor convidado noutros sites, podes criar publicações relacionadas com o tema de outros artigos, de forma a poder incluir justificadamente links que direcionem o tráfego para algumas das páginas alvo.
Por outro lado, e enfatizando este ponto, é importante que antes de realizar este método, seja cuidadosamente analisada a qualidade dos sites nos quais o conteúdo será veiculado, ou seja, a autoridade do domínio, visibilidade, adequação temática e valor. De conteúdo.
Uma vez detectados e analisados os melhores sites, será quando fizermos o pedido como autor convidado.
3. Diretórios e sites verticais especializados no assunto da web
Uma maneira fácil de gerar backlinks é por meio de diretórios e sites que compartilham o mesmo tema de conteúdo. Nesse sentido, é hora de começar a trabalhar e estudar quais desses diretórios, sites de associações ou sites especializados são convenientes e transmitirão uma autoridade desejável. Para isso, é fundamental se atentar a valores como a relevância e qualidade do conteúdo, a autoridade do domínio, a taxa de spam e os outbound links do site (outbound links), pois são fatores que vão determinar a qualidade do local.
4. Linkbaiting
Uma das melhores técnicas para obter links de qualidade organicamente é através da isca de links. Essa técnica consiste em gerar conteúdo de alto valor com o objetivo de gerar backlinks de forma passiva ou natural.
A única condição dessa tática é que o conteúdo criado seja original, relevante e inovador, pois devem ser os usuários que se vinculam ao conteúdo em nosso site porque o acharam interessante.
Dessa forma, conseguiremos que eles distribuam nosso conteúdo e aumentem nossa visibilidade e posicionamento.