Reclamação sobre empresa de telefonia: veja como fazer!

Precisa fazer uma reclamação sobre alguma empresa de telefonia? Vamos apresentar e explicar como realizar esse processo através de alguns canais. Veja nossa lista a seguir.
Entre em contato com a Empresa
A primeira tentativa deve ser feita diretamente com a empresa. Entre em contato com os canais de atendimento oferecidos através de telefones, e-mail ou chat online.
Seu problema não foi solucionado ou não ficou satisfeito com o resultado? Então entre em contato com a ouvidoria da empresa.
Caso a empresa não resolva seu caso ou não possua ouvidoria, faça uma reclamação na anatel. Veja a seguir.
Reclamação na Anatel
Entre em contato com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) e realize sua reclamação.
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Acesse: Reclamação Anatel;
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Clique em “Registre uma Reclamação na Anatel”
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Insira CPF ou CNPJ e sua senha, clique em entrar;
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Caso não seja cadastrado clique logo em baixo “Cadastre-se”;
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Identifique empresa de telefonia;
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Realize sua reclamação.
Obs: Exija e anote o número do protocolo de atendimento da sua operadora. Ele é a prova de que a operadora sabe de seu problema e lhe deve uma resposta.
Assim que receber sua reclamação, a Anatel irá encaminhá-la para a sua operadora, que terá dez dias corridos para dar uma resposta ou solução. Atenção: será a operadora que irá lhe responder e não a Anatel.
Você pode acompanhar o andamento da solicitação pela internet, no próprio sistema. Acesse: Anatel Consumidor.
É possível também realizar uma denuncia anônima. Mas fique atento, utilize esta opção, apenas, se você quiser informar alguma violação de regras relacionadas a serviços de telecomunicações.
Além dos meios de atendimento da empresa e da Anatel, existem outras formas de reclamação. Veja a seguir.
Reclamação no Reclame Aqui
O Reclame Aqui é um site de reclamações contra empresas sobre diversos assuntos como, atendimento, compra, venda, produtos e serviços.
O empresário Maurício Vargas é o fundador e presidente do site. Os clientes não pagam para utilizar o site e as empresas têm livre acesso para responder e resolver os problemas.
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Acesse o site oficial do Reclame Aqui;
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Insira o nome da empresa que deseja realizar a reclamação;
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Clique em “Reclamar”;
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Realize sua reclamação.
É possível conferir diversas informações sobre a empresa como:
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A reputação de acordo com o site;
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Reclamações recebidas;
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Reclamações respondidas;
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Índice de solução;
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Voltaria a fazer negócio;
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Nota do consumidor;
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Tempo de resposta.
As reclamações da empresa são separadas por três tipos: Categorias, produtos e serviços e tipos de problemas. As reclamações estão sempre em ordem decrescente, dessa forma, o consumidor consegue encontrar o tipo de reclamação de forma fácil e rápida.
É possível encontrar também a porcentagem de cada categoria de problema e dessa forma, descobrir qual o maior problema da empresa.
Viu como é simples?! Não perca tempo e realize sua reclamação no Reclame Aqui.
Reclamação no Consumidor
O site do Consumidor foi desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, e é monitorado em conjunto com os Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, Agências Reguladoras, entre outros órgãos públicos, além de toda a sociedade.
Para realizar sua reclamação veja o passo a passo a seguir:
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Acesse o site oficial do Consumidor;
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Escreva o nome da empresa no campo de pesquisa;
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Clique em “Registrar Reclamação”;
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Preencha o formulário e realize sua reclamação.
Assim como no reclame aqui, no site do consumidor também é possível encontrar informações sobre a empresa como:
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Reclamações recebidas;
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Reclamações respondidas;
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Índice de solução;
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Satisfação com atendimento;
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Prazo médio de respostas.
Viu como é simples e rápido?! Faça sua reclamação no Consumidor e resolva seu problema.
Outra forma bem comum para reclamações é o Procon. Veja a seguir.
Reclamação no Procon
Caso queira fazer uma reclamação através da plataforma do Procon, acesse o site do Procon do seu estado e siga as recomendações de cada cidade.
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