Qual o perfil do cliente ideal?

Qual o perfil do cliente ideal?

Toda empresa que se preza busca entender o perfil de quem irá atender e busca sempre saber Qual o perfil do cliente ideal.

O cliente ideal é aquele que valoriza os 3 Pilares do seu processo de vendas, que são :

Qualidade( esperamos que sua empresa tenha), Preço e Prazo.

Busque em primeiro lugar a Qualidade 

Com qualidade seu nome começará a ser notado no Mercado e os maiores interessados entrarão em contato com você. Não quer dizer que serão seus clientes, mas as chances são maiores.

Com a qualidade, vem o preço a ser cobrado e com muita qualidade não terá como o seu preço ser barato.

Prazo para entrega.

Seja lá se você vender Produtos ou Serviços você terá prazo para cumprir. Se for produto pode ser que você tenha a pronta entrega, já se for serviços haverá um prazo.

Portanto você terá para negociar Qualidade, Preço e Prazo.

O cliente ideal é aquele que paga o preço que você solicita pois o seu preço é baseado numa série de questões.

Mas o cliente é obrigado a pagar o preço que você pede?

Não… não é.

Você tem o direito de cobrar o que você quiser pelos seus produtos e serviços, é um direito seu. Entretanto, também é de direito do cliente pagar ou não o valor que você estiver pedindo.  E nesse impasse há algo chamado Negociação.

Uma pessoa não deixa de ser cliente ideal se de repente lhe perguntar se tem algum desconto para pagamento à vista por exemplo. Muito pelo contrário.

Contudo, quando o cliente reclama do preço, quer um prazo curtíssimo e ainda questiona a qualidade ele não é o seu CLIENTE IDEAL.

Primeiramente se uma pessoa quer os seus serviços é porquê ela confia na Qualidade. Então esse quesito você já passou no teste.

Se o cliente enxerga a qualidade dos seus serviços mas reclama do preço não quer dizer que seu preço é alto, e sim que pode não ser viável financeiramente para aquele cliente.   

Da mesma maneira, se o cliente quer um prazo curtíssimo há que se tomar cuidado se a sua equipe não terá de fazer horas extras para conseguir cumprir o prazo.

Agora faça as contas… Desconto dado ao cliente + horas extras de funcionários= Perda de Lucro.

Sem lucro sua empresa falirá, e os clientes que tanto reclamavam de você e dos seus preços serão capazes de ” lamentar” sua falência e rapidamente encontrarem outros Prestadores de serviços.

Seja justo, negocie quando necessário, mas se valorize.

Um comércio aberto significa que os donos abrem mão quase sempre de suas famílias, aguentam diversos problemas que ocorrem com os funcionários, com os familiares dos funcionários no qual eles tem de faltar pra socorrer.

Donos de comércio quase nunca viajam. Pelo contrário, investem e reinvestem parte dos seus lucros em prol da Empresa. E não fazem isso porquê são bonzinhos, mas sim porquê são empreendedores e querem ver seus sonhos darem certo.

São empreendedores, e empreendedores não trabalham menos do que 12 horas por dia. E mesmo nas mini férias( quando tem) suas mentes estão sempre abertas para trazer algo novo. Ou pelo menos deveria ser assim.

Da mesma maneira que os clientes buscam as melhores empresas para prestação de serviços, os donos das empresas tem de buscar diariamente os melhores clientes.

Para os melhores clientes você tem que dar prazo menor, qualidade máxima, over delivering, e tudo o que tiver de melhor.  É a Lei de Pareto onde 20% dos clientes trazem 80% dos resultados $$$. O cliente querido tem favorecimento  e sempre terá. E se você não o tratar de maneira diferente, você o perderá.

Entenda como favorecimento algumas regalias e não excesso de respeito.  Sendo assim, respeito e educação são linhas horizontais, onde todos merecem. Já favorecimento é uma linha vertical, conquistada ao longo dos anos.

Você pode ter um ateliê de costuras com consertos e reformas de roupas,  uma oficina mecânica, uma doceria… Seja lá qual for seu seguimento você lidará com ser humano e precisa ter inteligência emocional e um coração voltado para servir ao cliente. 

 cliente ideal é aquele que quando pede algo impossível você fica tão sem jeito de falar não, que você torna possível. Ele(a) merece.

Para você, qual o cliente ideal ?  Deixe aqui seu comentário.

Veja também :

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *