Identidade visual de sucesso: dicas essenciais

Identidade visual de sucesso: dicas essenciais

Para obter uma identidade visual que irá auxiliar a conquistar o sucesso para a sua marca, existem algumas opções que podem ser perfeitas para auxiliar nessa caminhada. É possível contratar um profissional na área ou ainda, desenvolver por conta.

O mais indicado claro que é sempre contar com o auxílio e expertise de um verdadeiro profissional, para conseguir obter um material com a máxima qualidade. E para esse processo de desenvolvimento de uma identidade visual, vamos apresentar algumas dicas essenciais que poderão auxiliar.

O que você precisa entender sobre a identidade visual

Para algumas pessoas que possuem pouco conhecimento, a identidade visual nada mais é do que a forma como o nome da empresa, loja ou evento, deverá ser apresentada.

Mas a verdade é que a identidade visual é muito mais do que isso, é na verdade a união de diversos elementos como, por exemplo, logotipo, fontes ilustrações, cores utilizadas e outros elementos, que compõe a identidade visual, fazendo com que possa facilmente ser identificada por qualquer pessoa.

Por isso, é necessário seguir as principais dicas e ainda, algumas regras ao longo desse processo, para desenvolver a identidade de forma que tenha coerência com todos os elementos, criando um elemento único e bonito.

Siga essas dicas se deseja obter o sucesso

Desenvolver a identidade visual é um processo que precisa de conhecimento e dedicação, para conseguir desenvolver algo lindo e que irá proporcionar o tão sonhado sucesso para a sua marca.

Confira algumas dicas essenciais que trouxemos aqui, para apresentar para você e assim, conseguir conquistar uma identidade visual que será perfeita para esse processo de desenvolvimento.

Atenção à sua Logotipo

Um dos pontos principais nessa jornada, é dar atenção especial para o logotipo. Em muitos casos será esse o primeiro contato das pessoas com a marca e por tanto, deve ser desenvolvido de forma adequada conseguindo representar missão, visão e valores da empresa.

O mais indicado é que o logotipo seja mais enxuto, conseguindo passar uma mensagem rápida e eficiente para o seu público. Mas claro, que poderá variar de acordo com a proposta da empresa assim como, o público alvo da marca. Esses que são pontos importantes e que também, devem ser avaliados durante o processo de confecção do logotipo.

Entenda a proposta da marca

Desenvolver uma identidade visual não é apenas uma forma de comunicar qual é o nome da empresa, para que novas pessoas venham a conhecer.

Na verdade, desde o processo de criação é necessário que os profissionais envolvidos, tenham claramente qual o propósito da marca e qual será o produto ou serviço comercializado pela mesma afinal, é no logo que poderá estar expresso muitas vezes, qual o objetivo da marca.

Claro que nem sempre, é possível transmitir esses valores apenas em um desenho ou na escrita da marca, mas ao menos deve ser transmitir algo, que remeta aquela marca, a ideia que as pessoas fazem dela ou ainda, ao objetivo que ela se propõe a cumprir.

É importante que a identidade visual não seja algo aleatório, mas sim que logo que as pessoas vejam tal símbolo, consigam remeter a determinada marca.

Fique atento às tendências

É claro que a moda e tendências do momento acabam ditando e muito algumas regras, nos mais variados segmentos.

No entanto, quando falamos de uma identidade visual para uma marca, algo que irá transmitir uma mensagem para seu público, é preciso ter certo cuidado com as tendências.

Isso se deve ao fato de que as tendências e modas, são totalmente passageiras, como uma febre que vem, todos querem saber o que é e se utilizar dela, mas logo vai embora e quem sabe no futuro, poderá retornar. Já uma marca, principalmente quando falamos de empresas, deve ser algo sério, transparente e duradouro.

Inclusive hoje em dia um formato que está em forte crescimento é a Logo 3D. Onde a marca fica com um visual mais inovador e atrativo.

Alguns elementos, ideias e inspirações, podem ser utilizados mesmo quando são tendências, mas é preciso lembrar que precisa ter relação com a marca.

Não é permitido utilizar o letreiro em neon apenas porque está na moda, por exemplo, para um escritório de advocacia. Uma coisa não combina com a outra e nesses casos, é preciso ter bom senso e utilizar elementos que sejam pertinentes a marca.

Mantenha o padrão de qualidade

O padrão de qualidade é algo imprescindível e que deve estar presente em todos os materiais que forem desenvolvidos para uma determinada empresa.

Lembrando, que a identidade visual é o conjunto de elementos que podem ser aplicados de diferentes formas e em diferentes locais e materiais, mas sempre com os elementos principais que estão relacionados a uma marca.

Sendo assim, todos os materiais desde uma caneta para dar de brinde, ao produto em si deverão ser produzidos com o máximo de qualidade e principalmente, o padrão que a empresa adotou inicialmente.

Seguindo essas que são dicas essenciais e algumas das principais, para conseguir desenvolver uma identidade visual de sucesso, pode ter certeza de que a identidade visual da sua empresa, será realizada da melhor forma.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *