Ferramentas SEO: saiba quais são as mais populares

Ferramentas SEO: saiba quais são as mais populares

Fazer uma boa otimização no seu site pode ser como um tiro no escuro se você não utilizar ferramentas SEO que te auxiliem a entender como seu site está ranqueando em número de visitas, palavras-chaves mais relevantes, principais páginas, análise de concorrentes, backlinks e etc.

Por isso, fazer uso de ferramentas que te ajudem a otimizar seu site, é importantíssimo! Com elas você consegue fazer com que a sua web chegue no topo das pesquisas, já que você entenderá os problemas das suas páginas e assim, saberá como fazer a correção desses itens.

Mas considerando que SEO é um conjunto de estratégias, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado. Algumas com funções bem diversas e outras focadas em um determinado estudo, como de links ou de palavras-chaves. Por isso é importante conhecer o uso de cada ferramenta SEO e ver quais são mais vantajosas para o seu trabalho.

7 melhores ferramentas SEO

Uma agência SEO de qualidade precisa utilizar as melhores opções de ferramentas para ter as informações mais precisas e rápidas possíveis, e assim fazer poder fazer a otimização dos sites para as empresas e marcas.

Algumas das melhores ferramentas são pagas, mas também existem opções gratuitas que possuem diversos benefícios. Veja abaixo algumas das melhores escolhas para quem quer conhecer as melhores ferramentas SEO:

Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que te permite saber quantas visitas suas páginas tem e qual foi a origem das visitas.

Além disso, ela te proporciona a possibilidade de uma configuração para Acompanhamento de eventos. Nesse caso, você conseguirá saber quando os usuários clicam em links das suas páginas, assim como em banners, fotos e etc.. Basta fazer as configurações dos eventos e acompanha-los para ver o que o GA tem de melhor para te oferecer.

Google Search Console

Outra ferramenta grátis, o Google Search Console te permite ver como o Google ranqueia o seu site, te mostrando qual o posicionamento médio das páginas e palavras-chave, CTR, número de impressões nas buscas e total de cliques. Com essas informações já é possível fazer uma análise SEO das meta-descrições e palavras chaves e fazer as otimizações necessárias para melhorar os resultados.

O GSC também é excelente para te mostrar os erros das páginas, de velocidade, de facilidade de uso e leitura, se está ou não próprio para o uso em dispositivos móveis…

Se você precisar adicionar sitemap e indexar URL’s mais rapidamente também poderá usar o Search sem precisar gastar nada.

Ubersuggest

O Ubersuggest é uma ferramenta de palavra-chave. Com ele é possível ver quantas buscas determinada palavra tem no Google e os sites que estão posicionados para elas. Além disso, outra função bem útil é a sugestão de palavras-chaves, que te ajudam a complementar seu artigo ou até mesmo dão ideias para novos.

Essa famosa ferramenta criada pelo Neil Patel possui funções pagas e outras gratuitas.

Ahrefs

O Ahrefs é um explorador de sites pago, que te permite estudar vários aspectos do seu site como: site explorer, páginas mais visitadas, posicionamento de palavras-chaves, quantas palavras-chaves estão ranqueadas, análise de backlinks, análise da SERP, e muito mais.

São tantas funções, que fazem dessa uma das ferramentas mais completas e preferidas entre as agências de SEO. Se você não conhece, vale a pena fazer o teste de 7 dias e ver todos os benefícios que lhe ajudarão a fazer uma melhor otimização do seu site.

SemRush

O SemRush é outra ferramenta bastante popular nos dias de hoje, mesmo sendo paga. Uma das melhores funções é melhorar a competitividade entre as páginas, auxiliando na otimização dos sites e blogs.

Ele faz uma análise de desempenho completa no seu site, verificando falhas e mostrando o que pode ser feito para melhorar. Investir nessa ferramenta, por mais que seja paga, é uma forma de poupar seu tempo e assim, potencializar os resultados do seu trabalho.

Majestic

A ferramenta Majestic também é paga, mas é uma das preferidas do mercado quando falamos de links e analise de concorrente. Com esse explorador você consegue fazer um mapeamento dos links e assim descobrir várias informações sobre as páginas que estão nas primeiras posições do Google.

Nesse mapeamento completo você conhecerá os backlinks o URL buscado, domínios de referência e tudo que estiver relacionado a isso. O custo da ferramenta é um pouco alto, mas se é esse tipo de mecanismo que você procura, essa é de ótima qualidade.

Google Trends

O Google Trends é mais uma ferramenta gratuita do Google. Nessa, a ideia é conhecer as tendências do mundo, ver o que está sendo mais buscado e assim saber quais assuntos você pode investir.

Nele você verá gráficos que te mostrarão o volume de buscas, se elas estão aumentando ou diminuindo, poderá ter ideias de palavras-chaves e comparar os termos para saber qual usar como palavra-chave no seu artigo.

Essas são apenas 7 ferramentas SEO que são muito utilizadas, por isso pesquise entre essas e outras e descubra quais são as opções mais benéficas para você.

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