8 estratégias de comércio eletrônico que aumentarão suas vendas

8 estratégias de comércio eletrônico que aumentarão suas vendas

À medida que o mundo e a tecnologia evoluem, a internet se torna um ambiente cada vez mais competitivo e, como empresário, você precisa encontrar um caminho para que sua marca e seu produto se destaquem, ou seja, uma estratégia de comércio eletrônico de sucesso.

As grandes empresas já podem lucrar com os períodos de pico de vendas, como a temporada de Natal, Black Friday e Cyber ​​Monday, mas como as pequenas empresas de comércio eletrônico obterão sua parte do bolo das vendas pela Internet? E mesmo que você tenha uma grande operação de comércio eletrônico, como está considerando sua expansão futura?

Planejar a estratégia de comércio eletrônico de sua loja online pode ser sua melhor chance ao planejar o futuro de seu negócio de comércio eletrônico e como você irá evoluir no mesmo ritmo que a tecnologia e as necessidades de seus clientes.

Desde a entrega no mesmo dia até a experiência do cliente cinco estrelas, os especialistas preveem muitas mudanças e tendências para o futuro do comércio eletrônico e a forma como fazemos negócios, tudo isso deve ser levado em consideração ao desenvolver uma estratégia de site de comércio eletrônico para criar eficácia e relevância.  

Neste artigo, exploraremos algumas etapas básicas para começar a planejar sua estratégia de comércio eletrônico, considerando o ciclo de compra do cliente, desde a segmentação até a retenção.

Estratégias essenciais de comércio eletrônico para sua empresa

Como a maioria dos negócios de varejo, tanto online quanto tradicionais, existe um fluxo de comportamento do cliente para um e-commerce também conhecido como ciclo de compra que consiste nos processos de Conscientização, Pesquisa, Decisão e Fidelização.

Seguindo adiante, dividiremos as 8 etapas sugeridas em três macro estratégias: a estratégia de atração (reconhecimento), a estratégia de conversão (decisão) e a estratégia de retenção (fidelidade) para organizar seu plano de comércio eletrônico.

1. Estratégia de atração

Como  o número de compradores online no Brasil deve chegar a 140 milhões ainda esse ano, você precisará de uma estratégia para fazer seu negócio de comércio eletrônico garantir sua fatia desse público de compras online insanamente crescente. Para ter sucesso, você traçará uma estratégia de atração baseada nas personas que você já definiu. Mas como você fará com que eles notem você e acessem seu site.

Construa stickiness

Uma maneira de atrair mais tráfego para o seu site é colocar seu site no topo da pesquisa do Google e, para isso, você precisa criar conteúdo relevante em seu site e usar as mais diversas ferramentas para ter um site “classificado pelo Google” em seu nicho. Uma boa maneira de aparecer em pesquisas relevantes é por meio de avaliações de produtos, como o TripAdvisor e a Amazon vêm fazendo há algum tempo. Basicamente, você volta convertendo o tráfego para escrever sobre seu produto em seu site.

2. Produção de conteúdo relevante

Fizemos questão de incluir a palavra ‘relevante’ aqui para que você não confunda isso com a criação de conteúdo para direcionar o tráfego por meio de SEO, como faz por exemplo a Sexy it. Hoje em dia é importante produzir seu próprio conteúdo relevante para despertar o interesse do seu público. Não se trata de clicar em um link do google, pousar em sua página e sair.

É sobre despertar o interesse deles nas coisas sobre as quais você está falando, e isso leva ao seu produto. E isso inclui seu conteúdo de mídia social também. Isso não só o ajudará na atração de tráfego, mas também nas etapas de conversão e retenção de sua estratégia de comércio eletrônico.

3. Presença na mídia social

Diferentes plataformas de mídia social irão se comunicar com as diferentes personas que interagem com seu negócio, e é por isso que você deve investir seu tempo na comunicação de sua marca e produtos em tantos canais quanto possível.

O cliente que interage com sua marca no Snapchat pode ter interesses diferentes em seu negócio do que aqueles que gostam de suas postagens no Instagram e compartilham suas atualizações no Facebook.

E você pode atrair tráfego de todos esses canais – e convertê-los também. Posteriormente, você pode analisar qual oferece melhor retorno para o seu negócio e então investir tempo e dinheiro nisso, desde que não deixe os outros desacompanhados , já que a presença e interação nas redes sociais exigem consistência. 

4. Contratação de influenciadores

Caso caiba no seu orçamento, você pode considerar a contratação de influenciadores de mídia social para aumentar o tráfego do seu site. Como você já estudou as personas existentes em seu nicho de mercado, será capaz de identificar quem são os influenciadores que podem divulgar seu produto de forma eficiente com a maioria dos clientes em potencial alinhados à marca para o seu site.

Antes de contratar um influenciador social para anunciar seu produto, certifique-se de que eles não estão apenas atingindo seu tráfego direcionado, mas também são transparentes com eles e com você, no que diz respeito a seus números de alcance e interação e à imagem pessoal que carregam. 

Mas agora que você tem o tráfego desejado, como vai convertê-los em clientes?

Estratégia de Conversão

A fase de decisão do ciclo de compra é onde sua empresa ganha dinheiro e é por isso que você deve prestar muita atenção ao desenvolver sua estratégia de conversão. Como você já definiu seu nicho de mercado e suas personas, neste momento as chances são de que seu investimento em conversão tenha uma taxa de sucesso maior.

5. Personalize seu atendimento ao cliente

Alguns especialistas da agencia de marketing digital Webtrends falam sobre o atendimento ao cliente como sendo o elemento-chave para tornar a experiência online o mais próximo possível da realidade, e existem várias ferramentas para ajudá-lo a conseguir isso, como chats com clientes e ferramentas de marketing por e-mail. 

O aspecto crucial de um serviço de atendimento ao cliente cinco estrelas é que sua equipe seja bem treinada e tenha responsabilidade sobre seu trabalho – isso é proporcionar a satisfação do cliente enquanto busca a excelência na comunicação .   

6. Personalize a navegação

Como seu cliente já está navegando em seu site, você pode utilizar ferramentas que irão personalizar sua experiência e aumentar a conversão. Um exemplo é mostrar produtos específicos para clientes específicos com base no que eles já clicaram e demonstraram interesse, ferramentas como Unboxed e Search Spring irão ajudá-lo a fazer isso.

Estratégia de Retenção

Agora que você já gastou muito dinheiro e tempo tentando atrair o público certo e convertendo-o, precisa pensar em maneiras de reter esses clientes e fazer com que eles voltem para comprar em sua loja.

7. Omnichannel marketing

Criar um verdadeiro negócio omnicanal significa que seu cliente não apenas verá sua marca constantemente, como também o verá com consistência e linearidade. Eles irão pegar seu site em seus dispositivos móveis de onde pararam quando estavam navegando em um desktop, o que também permitirá que você tenha uma ideia mais clara do comportamento de seu cliente de compra.

8. Modelo de assinatura

Quando um cliente se inscreve no seu site de comércio eletrônico, ele passa a receber mensalmente caixas bem selecionadas com uma classificação de itens, o que significa que para cada cliente que você adquire é um cliente que você já está retendo. Portanto, um modelo de assinatura / entrega em caixa é uma maneira inteligente de manter o fluxo de caixa até que o cliente decida o contrário.  

Conclusão

Uma estratégia de comércio eletrônico pode ser tão detalhada e generalista quanto você desejar, mas é o elemento-chave para determinar o sucesso de seu negócio e a realização de seus objetivos.

Ao desenvolver sua própria estratégia, certifique-se de ficar de olho nas tendências de comércio eletrônico e como a tecnologia evoluirá nos próximos 5 a 10 anos para evitar que seu site se torne irrelevante para seus clientes.

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