Freelancer: saiba como começar e conheça as áreas mais lucrativas para trabalhar

Trabalhar pela internet pode ser o sonho de inúmeras pessoas ao redor do mundo, e não é para menos. Trabalhar no conforto do lar, fazer seus próprios horários e ser seu próprio chefe é algo extremamente tentador.
Se você faz parte do grupo de pessoas que desejam ganhar dinheiro com a internet, saiba agora o que é preciso para ser freelancer e como começar.
Freelancer: Como começar
Para começar, você precisa entender o que é ser um profissional freelancer. Muitos confundem o termo com o modelo de trabalho remoto.
Porém, ao contrário do modelo de trabalho remoto, o freelancer não tem, necessariamente, vínculo empregatício com alguma empresa sendo funcionário exclusivo da mesma.
O freelancer trabalha de forma totalmente independente e é um termo utilizado, geralmente, para designar os profissionais independentes que atuam na área de TI, marketing e comunicação.
Porém, é possível também encontrar profissionais liberais de outras áreas como arquitetura, por exemplo, nutrição, entre outros, que se denominam como freelancers.
Todos podem ser freelancers, não há restrições, e para começar como freelancer você só precisa ter habilidades e conhecimentos em sua área, entrar ou não em uma plataforma de freelancer, saber atender clientes e lidar com fornecedores e lidar com a administração do seu próprio negócio.
Como começar a ser freelancer: Trabalhos de freelancer mais procurados
Como em todo o Mercado, há áreas com mais espaço por sua popularidade e necessidade de profissionais por conta da demanda.
Como mencionado anteriormente, os freelancers mais procurados estão na área de TI, marketing e comunicação, já que, geralmente, os clientes estão procurando por serviços relacionados ao mercado virtual.
E isso a gente pode ver também nas plataformas de freelancers mais populares internacionalmente, nas quais entre os freelancers mais procurados estão os de Design, WebDesign, Programação, Marketing e Escrita de Conteúdo.
Porém, o Mercado Freelancer ainda é muito vasto e é possível também encontrar trabalho para diversos tipos de habilidades e conhecimentos.
Vamos citar aqui alguns dos trabalhos de freelancer mais procurados (e mais bem pagos) para você se nortear:
Design e Programação
1.Criadores de apps mobile
Como o próprio nome já diz, os freelancers que atuam nessa área são os responsáveis pela criação de aplicativos para celular e suas interfaces.
São os que costumam ganhar mais no mercado freelancer e também são muito bem cotados.
2.Desenvolvedor FullStack
O desenvolvedor FullStack é o responsável pela arquitetura de sites, atuando no Front-end e Back-end de um site/programa.
3. Modelagem 3D
O freelancer que lida com modelagem 3D é aquele responsável por “dar vida” a um desenho através da terceira dimensão (3D), além de também desenvolver projetos relacionados à realidade virtual.
4. Consultoria
Outra forma de quem trabalha com programação fazer um trabalho de freelancer é prestando consultoria. Além de fazer o projeto o programado por ajudar uma empresa com uma Consultoria Python por exemplo.
Comunicação
1. Redação publicitária
Aqui, quanto mais conhecimento e qualificações você tiver, mais chance de crescimento você tem.
Se você quiser ter sucesso nessa área, é bom ter talento para a escrita e bastante conhecimento em SEO, já que a maioria dos clientes estão preocupados em destacar suas páginas no Google.
Você pode encontrar projetos na escrita de artigos para blogs, elaboração de roteiros para vídeos e artigos jornalísticos, entre muitos outros.
2. Tradução
Muitas empresas e negócios pensam em expandir seus produtos/serviços para o mundo, principalmente através da internet.
Para conseguirem se comunicar, um tradutor se faz muito importante, na tradução de páginas de sites, artigos, ebooks, entre muitos outros.
Também é possível trabalhar para instituições de ensino ou indivíduos que precisam da tradução de currículos, cartas de recomendação, até artigos científicos e até documentos.
Marketing
1. Especialista em SEM
Os freelancers que atuam nessa área direcionam seus serviços especificamente para o Marketing Online para Buscadores. São os responsáveis por criar estratégias e ações que possibilitem que as páginas de clientes na internet possam facilmente aparecer no Google e nos sites de busca.
Aqui o freelancer precisa ter domínio de otimização de sites, ferramentas de SEO, análises, métricas, implementações de marketing e performance.
Como conseguir primeiro trabalho freelancer
Se você deseja começar como freelancer mas não faz a mínima ideia do que fazer, aqui vão algumas dicas importantes.
- Crie um site/blog falando sobre você e com seu portfólio e dados de contato, faça ele aparecer no Google e seja visto.
- Faça um cadastro em uma plataforma de freelancer, impulsione seu perfil e ganhe credibilidade.
- Participe de grupos no Facebook e outras redes sociais relacionados à sua área, esteja atendo a ofertas de trabalho e parceria.
- Faça um perfil no Linkedin e mostre suas habilidades, conhecimentos e experiências.
Artigos Relacionados
0 Comentários