Marketing digital para supermercados: 5 ações para crescer o seu negócio

Marketing digital para supermercados: 5 ações para crescer o seu negócio

Você sabe como funciona o marketing digital para supermercados? Se trabalha com um negócios desses, precisa aprender para poder conquistar mais clientes e conseguir um faturamento maior.

Os supermercados não são um segmento novo da economia nacional. Na verdade, eles existem há muito tempo e obtiveram muito sucesso com táticas tradicionais de comunicação.

No entanto, o mundo muda. Hoje, existem mais celulares no Brasil do que pessoas. Além disso, o Google recebe 80 mil buscas por segundo.

Esse contexto mudou muito o comportamento dos consumidores e até mesmo os empreendimentos mais sólidos da economia, que trabalham com os itens mais essenciais de todos, precisam se adaptar para atrair o novo público.

É aí que entra em ação o Marketing Digital para supermercados. Quer conhecer algumas ações que vão aumentar a popularidade do seu negócio? Então siga lendo!

1. Tenha um serviço de mensagens como parte do Marketing Digital para supermercados

O seu supermercado tem um serviço de mensagens via WhatsApp? Ou talvez SMS? Uma newsletter, pelo menos? Se não, deveria começar a pensar em ter. Isso porque esses mensageiros são muito poderosos para conseguir novos clientes e fidelizar os já existentes.

Antigamente, era normal que os supermercados distribuíssem pela cidade flyers com as suas promoções da semana. Hoje em dia, isso pode (e deve) ser feito pelo WhatsApp ou redes sociais já que é um processo muito mais barato e eficaz.

Além disso, é muito mais cômodo para o cliente receber a informação de descontos no celular e se planejar durante o dia para aproveitar o negócio no mercado.

Por isso, monte um chatbot de WhatsApp ou SMS com anúncios de ofertas e crie uma lista para que os seus clientes possam assinar e receber as promoções pelo celular.

Isso vai torná-los mais fiéis ao seu mercado e aumentar o número de vendas que você faz no mês.

2. Esteja nos aplicativos de delivery mais famosos

Você já ouviu falar no Rappi Supermercados? O aplicativo da startup colombiana é um dos apps de entrega mais populares do Brasil.

Além de trabalhar com restaurantes e farmácias, o Rappi trabalha também com supermercados, o que faz com que ele seja uma fonte de vendas muito útil para os mercados. Especialmente na pandemia.

Ao participar de aplicativos do tipo, o seu mercado passa a poder vender para mais gente, mesmo pessoas da sua cidade que não moram no seu bairro, mas poderiam comprar de você se tivessem acesso.

A melhor parte: você não precisa gastar para montar o aplicativo e nem gastar com a formação de uma equipe de entrega para levar os produtos para os clientes (exceto em grandes compras).

3. Use as redes sociais do jeito certo

Um erro comum que muitos mercados cometem é usar as redes sociais de uma maneira institucional e monótona. Ou seja: todos os perfis no Instagram, Facebook ou Twitter partilham a mesma mensagem entediante e sem variações.

O problema dessa estratégia é que cada rede social se comporta de uma forma e, por isso, não dá para você usar a mesma ação em todas elas.

Um exemplo disso é o Stories do Instagram. Vários influenciadores fazem Stories em supermercados, mostrando o preço dos produtos, dizendo quais gostam e quais não gostam.

Para os supermercados, essa é uma oportunidade desperdiçada de fazer marketing. Por que não separar um funcionário extrovertido para ir gravar alguns Stories com as promoções do dia, mostrando a arrumação da loja e vários outros detalhes?

usando o instagram
CHIANG MAI, THAILAND – AUG 26, 2018: A woman holds Apple iPhone X with Instagram application on the screen at cafe. Instagram is a photo-sharing app for smartphones.

4. Invista no Marketing de Conteúdo da maneira certa

Normalmente, o Marketing de Conteúdo não tem muita utilidade para um supermercado. Apesar de ser extremamente poderoso para a maior parte dos segmentos, o Marketing de Conteúdo é indireto demais para um mercado, que precisa de ações mais diretas.

No entanto, o Marketing de Conteúdo pode ser um instrumento poderosíssimo para criar novas formas de faturamento dentro do seu supermercado e formar uma clientela fidelizada.

Isso porque é possível criar vídeos com muita personalidade ensinando várias ações envolvendo os produtos da loja. Por exemplo, que tal fazer vídeos de churrasco, ensinando técnicas e receitas?

Dezenas de marcas fazem exatamente isso para vender seus produtos. Por que o mercado não teria ótimos resultados fazendo a mesma coisa?

Não fique restrito à comida, você pode fazer vídeos de limpeza de casa, organização e higiene pessoal usando todos os produtos do mercado.

Isso atrairá muitos visitantes e gerará mais vendas dentro do seu supermercado, com certeza.

5. Invista na sua comunidade

Uma técnica de marketing que poucas empresas locais fazem é a de investir na própria comunidade. Isso é um erro, claro, mas chega a ser quase um pecado quando falamos de supermercado.

A razão disso é que o mercado é ultradependente do público do bairro. São eles que fazem a maior quantidade de compras no local. Por isso, é importante investir em ações digitais na sua comunidade. Afinal, o Marketing Digital para supermercados compreende elementos com a geolocalização dos usuários.

Uma ideia boa é patrocinar um campeonato de futebol local ou outro evento cultural e transmitir tudo pela Internet. Aos poucos, o mercado vai sendo reconhecido como um elemento daquele espaço e ganhará novos clientes naturalmente.

E aí, você gostou da nossa seleção de dicas de Marketing Digital para supermercados? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

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