4 dicas de marketing para de se destacar na multidão

4 dicas de marketing para de se destacar na multidão

Como as empresas podem se comunicar de forma eficaz com usuários digitais inexperientes e experientes ao mesmo tempo? Personalização é a chave aqui.

Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de mostrar como a nova tecnologia pode potencializar as estratégias de marketing, melhorar a experiência do cliente e aumentar os resultados financeiros de uma empresa, até mesmo as mais específicas e discretas como uma sex shop. A atual pandemia também trouxe o assunto à tona novamente.

Embora a principal prioridade na situação atual seja manter as operações em execução, muitas empresas e setores inteiros tiveram que se adaptar para um modelo de negócios puramente digital em poucas semanas . 

Oferecer experiências online de alta qualidade e atender às necessidades do cliente é, portanto, ainda mais crítico para construir a lealdade à marca agora e continuará nos próximos anos.

Personalização como um componente essencial do e-commerce

Uma área da experiência do cliente em que as marcas devem se concentrar agora, como parte de sua oferta online renovada, é a personalização. Antes da pandemia, a personalização tornava as experiências de comércio eletrônico mais fáceis, rápidas e criava uma conexão emocional com a marca. 

No entanto, agora é mais do que nunca um componente essencial do e-commerce – porque os clientes que não teriam optado anteriormente pelo uso digital de uma oferta agora não têm outra escolha. Então, como as empresas podem se comunicar efetivamente com usuários digitais inexperientes e experientes ao mesmo tempo? Personalização é a chave aqui.

Infelizmente, à luz da transformação digital, muitos profissionais de marketing ainda enfrentam alguns desafios e as novas tecnologias muitas vezes não são implementadas com sucesso. 

Além disso, a maioria dos profissionais de marketing não tem certeza de como aproveitar os dados e a tecnologia disponíveis para alavancar a personalização. Existem várias etapas que os profissionais de marketing podem seguir para otimizar suas atividades de personalização e acompanhar o avanço da tecnologia.

1. Aperfeiçoe um segmento de cliente

Todo projeto de personalização deve começar com um único segmento de cliente claramente definido. As abordagens selecionadas devem ser continuamente testadas e refinadas, essa abordagem pode ser estendida a outros segmentos. Começar pequeno não é um obstáculo, mas uma vantagem, porque mesmo personalizações simples podem levar a vendas fortes.

A jornada do cliente sabe exatamente. A implementação da personalização começa com a compreensão da jornada do cliente . A criação de um mapa da jornada do cliente para sua própria empresa costuma ser um método muito informativo. 

Esse mapa mostra todas as possibilidades pelas quais os clientes desejam entrar em contato com a empresa por meio dos canais digitais , quais são as perguntas que eles colocam nas fases individuais da jornada do cliente e onde suas perguntas foram respondidas com sucesso (ou sem sucesso).

Os especialistas em marketing devem manter a mente aberta ao mapear a jornada do cliente e desistir de noções preconcebidas. Porque geralmente existe a suposição de que a jornada do cliente não precisa ser mapeada porque você já “sabe” quem são os clientes e o que desejam. 

Em vez disso, é importante permanecer aberto a novos conhecimentos sobre seus próprios clientes que essa representação da jornada do cliente pode trazer e que podem não ter sido levados em consideração de antemão. É por isso que é tão importante reservar um tempo para analisar a estratégia.

2. Entregue o conteúdo certo na hora certa.

O caminho do cliente em um site deve sempre ser visto da perspectiva do público-alvo. Isso torna possível encontrar maneiras de dar vida à jornada do cliente e oferecer ao cliente o que ele precisa – possivelmente até de uma forma nova e mais envolvente. 

O que um cliente vê pode ser baseado em, por exemplo, sua localização geográfica ou histórico de uso e se ele é um cliente recorrente ou alguém que visita o site pela primeira vez.

3. Os dados são os melhores amigos da personalização

O objetivo da personalização eficiente é gerar interações com o cliente e, em seguida, aprender com essas interações. Por exemplo, no que diz respeito a como o diálogo pode ser mais avançado e como os próprios programas podem ser expandidos. 

Ao interagir com clientes e clientes potenciais, as marcas devem coletar e avaliar todos os dados que recebem dessa forma. Com cada elemento de dados coletado, aumenta a possibilidade de criar uma experiência digital mais convincente.

4. Conte histórias de marca de maneira autêntica

Como parte da iniciativa de personalização de qualquer empresa, deve-se considerar cuidadosamente como se comunicar com o mercado . Um dos segredos da personalização é a capacidade de comunicar preocupações de maneira simples, direta e transparente, sem usar jargão técnico.

Simplificando: você tem que ser autêntico – mas isso não significa que você não pode ser corajoso. Descobrir como mostrar os pontos fortes da empresa pode ajudar a diferenciá-lo da concorrência.

Não está claro como a pandemia atual age sobre a forma como as marcas e clientes em contato continuarão a mudar. Mas, à medida que o comércio eletrônico continua a se desenvolver e as marcas seguem cada vez mais a abordagem digital em primeiro lugar, a personalização continuará sendo uma forma importante de atender aos requisitos do cliente.

E de oferecer uma experiência do cliente no nível que os consumidores esperam. Além disso, ferramentas como a inteligência artificial ajudarão as marcas no futuro a criar análises preditivas sob medida para poder antecipar as necessidades do cliente com ainda mais rapidez e precisão.

Tags: | | | |

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.