O guia definitivo para usar o TikTok em seu negócio

O guia definitivo para usar o TikTok em seu negócio

Se você esteve no Instagram uma vez nos últimos 12 meses, é muito possível que você tenha se deparado com pelo menos um ou dois vídeos do TikTok.

Sincronia labial, danças chiques ou dublagens engraçadas – é por isso que o TikTok é conhecido. Mas há muito mais do que isso, especialmente em oportunidades de negócios.

O TikTok originalmente começou como um aplicativo bastante pequeno para adolescentes e adolescentes em todo o mundo, mas agora tem um enorme potencial de marketing para empresas de todos os tipos, até lojas que vendem sapatos masculinos podem usar o aplicativo. Na verdade, o TikTok tem mais de 500 milhões de usuários mensais em todo o mundo.

Mais importante, o número de adultos que estão no TikTok está aumentando constantemente. Atualmente, 41% de todos os usuários pertencem aos millennials ou à Geração Z. O número de adultos que aderiram ao TikTok também está aumentando constantemente.

O que é o Tik Tok?

Hoje, a rede é conhecida como TikTok, mas originalmente o aplicativo de música foi fundado pela ByteDance sob o antigo nome Musical.ly. Permite que os usuários criem vídeos curtos de 15 segundos com sobreposições musicais e os decorem com efeitos visuais e acústicos. 

A principal popularidade do TikTok está no fato de que permite que os desenvolvedores sejam extremamente criativos com seu conteúdo e explorem várias opções divertidas.

Inicialmente, os vídeos se concentravam principalmente na sincronização labial. À medida que o TikTok se tornava mais popular, membros entusiasmados e tecnicamente avançados se arriscaram. Eles são agora os influenciadores mais conhecidos no Tik Tok.

O conteúdo compartilhado é então apresentado na página Descobrir, onde todos os tipos de vídeos são curados. Dessa forma, os usuários não têm que seguir ninguém. Você será automaticamente confrontado com vídeos divertidos.

Por que o TikTok é relevante para o seu negócio?

Construa confiança rapidamente

Embora o TikTok esteja crescendo, ele tem o caráter de uma plataforma praticamente intocada. Até hoje, o TikTok é usado principalmente por indivíduos privados, influenciadores e algumas celebridades. 

Isso faz com que o nível de confiança seja alto e a taxa de engajamento seja ainda maior. Uma mensagem entregue no TikTok tem um impacto muito maior do que uma mensagem enviada no Instagram.

Por quê? Porque o Instagram já está no fundo do jogo de marketing. Até agora, o TikTok está praticamente intocado. As primeiras empresas a lançar no TikTok, portanto, serão capazes de construir facilmente relacionamentos mais duradouros.

5 passos para sua estratégia Tik Tok

1. Verifique seu público

Como já notamos, a audiência do TikTok está crescendo a cada minuto. Hoje, mais adultos estão usando essa plataforma do que nunca.

É importante lembrar que 41% de todos os usuários do TikTok têm entre 16 e 24 anos. Isso faz dela a rede social ideal para empresas que atendem adolescentes e millennials.

Dê uma olhada no seu negócio e faça a si mesmo as seguintes perguntas:

  • Quem é meu cliente ideal?
  • Qual faixa etária/geração eu quero alcançar?
  • Quais são os interesses do meu grupo alvo?
  • O TikTok se encaixa com o resto da minha estratégia atual de marketing online?
  • Meu público-alvo usa o Tik Tok?

Uma vez que você tenha trabalhado através desses pontos, você será capaz de decidir facilmente se o TikTok é realmente relevante para o seu negócio ou se você está apenas jogando dinheiro fora.

2. Escolha seus tipos de conteúdo

Como em qualquer outra estratégia de mídia social, é importante determinar os tipos de conteúdo que você deseja compartilhar nesta plataforma. Lembre-se sempre que o conteúdo que faz sucesso no TikTok deve ser simples, único e divertido.

Felizmente, com esta plataforma centrada em vídeo, existem maneiras ilimitadas de tirar proveito de ideias de conteúdo criativo. A melhor abordagem é se divertir com ele e se inspirar no dia a dia.

  • Empresas orientadas a produtos podem mostrar guias passo a passo;
  • Restaurantes podem compartilhar vídeos de 15 segundos mostrando suas ofertas de comida;
  • Lojas de calçados como a Vocca  podem usar o TikTok para mostrar suas últimas coleções.

As instituições de ensino têm todas as possibilidades em torno do tema de formação, aprendizagem e escola aberta.

Por trás dos bastidores

Uma das maneiras mais eficazes de construir uma presença de baixo que convida os usuários a interagir e compartilhar imagens de bastidores — ou, neste caso, vídeos. Após anos de mensagens de marketing, os consumidores estão cada vez mais céticos. O TikTok oferece a capacidade de compartilhar vídeos crus.

Mostre como as coisas estão indo em seu escritório ou nos negócios diários, ou apenas divirta-se com todos da sua equipe.

Hora de um desafio

Se há uma coisa que os usuários do TikTok adoram, são os desafios. Incentive outros usuários a criar conteúdo sobre um tópico relacionado ao seu negócio. Isso pode ser para realizar uma determinada ação ou gravar um vídeo com uma determinada música em segundo plano – talvez até mesmo seu slogan? Em seguida, peça-lhes para postá-lo sob uma hashtag de marca específica.

Lembre-se que o desafio não deve ser definido muito estreitamente. Como uma sociedade criativa, os usuários do TikTok querem ser capazes de projetar o conteúdo em si mesmos e adicionar personalidade ao resultado final.

Os desafios da hashtag são uma maneira divertida de construir tráfego e engajamento. Uma ou duas pessoas que participarão do desafio em breve levarão a um efeito bola de neve com diferentes pessoas participando.

3. Crie um plano editorial

Depois de determinar quais tipos de conteúdo deseja postar na conta Tik Tok da sua empresa, é hora de definir a hora e a frequência da publicação. Semelhante ao Instagram, Facebook e Co, o TikTok é uma plataforma puramente baseada em conteúdo que as pessoas recorrem para se divertir.

Portanto, é necessário um novo conteúdo em intervalos regulares para reter (potenciais) seguidores. Para agradar tanto os novos seguidores existentes quanto potenciais, postar cerca de 5 posts por semana é uma maneira consistente de construir uma presença duradoura.

No entanto, não para por aí. Para que os vídeos sejam bem sucedidos, eles precisam ser criativos. O TikTok é conhecido por seus usuários imaginativos. Isso significa que as pessoas que tentam construir uma grande marca devem ser duas coisas: inventivas e destemidas.

 4. Considere marketing de influenciadores

Especialmente para pessoas que nunca ouviram falar deste aplicativo, o TikTok é muito para oferecer. A criação de vídeos continua sendo um dos maiores desafios para os profissionais de marketing. Então por que não tentar um pouco de terceirização?

Trabalhar com influenciadores do TikTok é a oportunidade perfeita para se conectar com seu público-alvo ou um público jovem que pode influenciar as decisões de compra de seus pais sem ter que passar horas criando conteúdo de vídeo envolvente.

Encontre seus influenciadores

Com o marketing de influenciadores no TikTok, você pode passar sua mensagem para um grande número de pessoas engajadas que não teriam notado o contrário. Através do influenciador, eles percebem sua marca e começam a interagir com ela. 

O mais importante é que o público do influenciador corresponde ao seu público-alvo. Você deve sempre optar por influenciadores que apelam para o mesmo nicho que seus clientes-alvo.

5. Anúncios do TikTok

Após meses de espera, o TikTok finalmente liberou a opção de colocar anúncios no aplicativo Tik Tok. O TikTok ainda é novo no jogo de publicidade e não é tão cheio de publicidade quanto outras plataformas. Em vez disso, o conteúdo ainda é predominantemente orgânico. Esta é uma oportunidade incrível para as primeiras empresas apostarem no TikTok Advertising. 

Aquisições de marca: 

Esses anúncios aparecem imediatamente após um usuário abrir o aplicativo TikTok para ter certeza de que todos os olhos estão neles. A partir daí, pode levar a outro vídeo no TikTok ou em um site externo. 

Anúncios in-feed: 

Esses anúncios são colocados no feed como parte da fila de vídeo. Isso faz com que eles se sintam mais naturais e se integram à execução usual do aplicativo

Desafíos de hashtag:

Além dos desafios orgânicos da hashtag, a equipe do TikTok também permite que outros usuários incentivem a participação através de desafios promovidos de hashtag.

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